Português
Carta Informativa Internacional GM-Stellantis No. 25 - Octubre 2024
Da coordenadora do Grupo Stellantis/GM na IAC: Prezados colegas, Precisamos urgentemente fortalecer a unidade trabalhista global e lutar de forma coordenada diante de uma nova onda de ataques e em vista dos desenvolvimentos da direita em todo o mundo! Saudamos o atual aumento da solidariedade trabalhista internacional! Em 17 de outubro, delegações da Bélgica, Alemanha, Itália, Canadá, Portugal, Espanha, Turquia e EUA compareceram ao dia de ação dos trabalhadores franceses do setor automobilístico em Paris. Estávamos lá com uma delegação da IAC! Foi uma grande confraternização com o canto conjunto da “Internationale”! No dia seguinte, a Itália viveu uma greve de 24 horas no setor automobilístico e uma manifestação em Roma com 20.000 trabalhadores do setor automobilístico, suas famílias e amigos e muitas delegações internacionais. Devemos utilizar esse espírito internacionalista para uma coordenação real cada vez melhor de nossas lutas!
Carta de Informação Internacional GM-Stellantis No. 24 - Agosto de 2024
Da Coordenação do Grupo Stellantis/GM na IAC: Prezados colegas, Os partidos fascistas e fascistoides obtiveram ganhos alarmantes nas eleições europeias de 2024. O "Rassemblement National" de Marine Le Pen venceu na França, o "Fratelli d'Italia" de Giorgia Meloni na Itália e o fascista "Freedom Party of Austria" (FPÖ) na Áustria. Na Alemanha, o partido fascista AfD recebeu 15,9% dos votos. Na Holanda, um partido fascista lidera o governo. Na Índia, o governo fascista de Modi pode continuar a governar apesar de perder votos. Nos EUA, o fascista Donald Trump pode vencer as eleições no outono. Os trabalhadores devem lutar contra a demagogia fascista se quiserem por um futuro melhor.
Reserve a data: Atenção para a mudança de data! 3ª Conferência Internacional de Trabalhadores do Setor Automotivo, de 20 a 24 de novembro de 2025, em Pune, Índia
Sem qualquer aviso prévio, GM fecha fábricas na Colômbia e no Equador
30 de abril de 2024: Documentado a partir da página inicial da CSP Conlutas Brasil: Na Colômbia, trabalhadores informam que foram “expulsos” dos postos de trabalho e impedidos de entrar na fábrica sem qualquer aviso A General Motors informou, na última sexta-feira (26), o fechamento de suas fábricas na Colômbia e no Equador. Segundo informado pela empresa, a fábrica em Bogotá já teve seu processo de fechamento iniciado. No Equador, o plano é encerrar a produção na fábrica OBB até o final do próximo mês de agosto.
Juntos contra as guerras imperialistas e a destruição do ambiente, contra o desmantelamento dos direitos democráticos e a destruição dos empregos!
16 de Abril de 2024: edição corrigida: Convocatória do Grupo Internacional de Coordenação para o 28 de Abril e 1 de Maio de 2024: Caros colegas, O 1º de Maio é tradicionalmente o nosso dia internacional comum de luta! Vamos aproveitar este dia para representar activamente as nossas reivindicações nas fábricas e levá-las para as ruas. Reforcemos a unidade internacional dos trabalhadores em todos os países e empresas! Concentremo-nos também na visão de um mundo sem exploração e opressão.
Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Setor Automobilístico Carta de informação internacional GM-Stellantis No. 23 - Outubro de 2023 Da coordenação do grupo Stellantis/GM na IAC
Prezados colegas, É uma grande omissão de nossa parte como coordenação de grupo o fato de não termos emitido uma carta de informação internacional há algum tempo! Há mais de um ano e meio, está ocorrendo uma guerra na Ucrânia, que é injusta para ambos os lados e que está se intensificando em direção a uma terceira guerra mundial. O perigo de guerra também está se intensificando no leste da Ásia, no Cáucaso ou na África Ocidental. Uma catástrofe ambiental global também põe em risco a existência da humanidade. Nós, trabalhadores, juntamente com as pessoas que amam a paz em todo o mundo, precisamos acabar com os responsáveis no topo das corporações e dos governos!
Câmara dos Deputados convoca GM para explicar demissão de Mancha
CSP Conlutas 12 de Dezembro de 2022: Requerimento também pede explicações sobre desligamento do dirigente sindical Gilvan Landim A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que convoca a General Motors a explicar as demissões arbitrárias dos dirigentes sindicais Luiz Carlos Prates, o Mancha, e Gilvan Landim. O requerimento (125/2022) foi aprovado no dia 7.
Mancha - boa sorte em su lucha
22 de novembro de 2022: Cara Mancha, caros colegas, Em nome do ICOR (Coordenação Internacional dos Partidos e Organizações Revolucionárias), envio-lhes saudações de solidariedade e protesto contra a demissão arbitrária de Luiz Carlos Prates - "Mancha" - pela General Motors em 10 de novembro de 2022.
Nosso repúdio à demissão de Mancha, nosso membro do Grupo de Coordenação Internacional e militante sindicalista, pela GM Brasil
16 de novembro de 2022: Na quinta-feira, 10 de novembro de 2022, o sindicalista Luiz Carlos Prates, o Mancha, da GM Brasil, foi demitido da planta da GM de São José dos Campos, Sao Paulo, após 35 anos de trabalho. Mancha é um reconhecido líder sindical e trabalhador militante muito além das fronteiras da fábrica e do Brasil. Ele tem organizado trabalhadores da GM em São José dos Campos para melhores condições de trabalho e vida há décadas. Na linha de frente, Mancha lutou com sucesso contra uma possível reeleição do presidente fascista Bolsonaro. Mancha representa a solidariedade internacional dos trabalhadores, a luta comum dos colegas e sindicalistas da GM. Este dirigente organizou greves de solidariedade contra o fechamento da fábrica da Opel em Bochum.
No Brasil, trabalhadores derrotam Bolsonaro nas urnas
3 de novembro de 2022: Correspondência do Brasil: Agora, é hora de derrotar as ações golpistas, manter a independência de classe e preparar a luta por nossas exigências e contra qualquer ataque a nossos direitos! Neste domingo (30 de outubro), conseguimos impor uma importante derrota ao Bolsonaro (Partido Liberal/PL) e à ultra-direita no Brasil. Em uma das eleições mais disputadas e polarizadas de nossa história, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores/PT) obteve 50,90% dos votos válidos, o equivalente a mais de 60 milhões de votos (60.345.999); contra 49,10%, ou um pouco mais de 58 milhões de votos, para Bolsonaro (58.206.354).
Cartaz de 28 de abril e 1 de maio
O Grupo Coordenador Internacional agradece a nossos colegas brasileiros por fornecerem o cartaz internacional para 28 de abril e 1º de maio de 2022 em 6 idiomas.
TRABALHADORES DO MUNDO UNIR-SE! ACTIVO CONTRA AS GUERRAS IMPERIALISTAS! PELA PAZ, EMPREGOS, SALÁRIOS MAIS ELEVADOS, PROTECÇÃO DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE!
Apelo do Grupo de Coordenação Internacional para 28 de Abril e 1 de Maio de 2022: 5 de Abril de 2022: Caros colegas, apelamos a todos os trabalhadores da industria automobilística, suas famílias e camaradas de luta: Fora no Dia de Maio, o Dia Internacional da Luta da Classe Trabalhadora! Mostremos este ano em todos os países com poderosas manifestações e greves que condenamos resolutamente as guerras imperialistas e trabalhamos activamente em prol da paz mundial.
Declaração do ICOG sobre a agressão imperialista na Ucrânia e a ameaça de guerra mundial
28 de fevereiro de 2022: Pensamos no sofrimento de milhões de pessoas na Ucrânia. A nossa empatia vai para eles. Estamos ao lado dos nossos colegas na Ucrânia e na Rússia. Em particular, somos solidários com os corajosos ativistas da paz na Rússia e com a resistência do povo ucraniano, erguendo-se contra a ocupação. Saudamos os participantes destes países, que estiveram na nossa 2ª Conferência Internacional dos Trabalhadores do Setor Automotivo de 2020. A Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Setor Automotivo condena o ataque imperialista da Rússia à Ucrânia. Parem imediatamente os bombardeios! Tropas russas fora da Ucrânia!
Moção em Solidariedade aos Metalúrgicos da GM na fábrica de Silao, México
30 de janeiro de 2022: Um caso de violação dos direitos trabalhistas dos metalúrgicos na fábrica da GM (General Motors) em Silao, Guanajuato, México, tem sido emblemático e recebido a solidariedade de trabalhadores de todo o mundo. Como se a situação de precariedade e exploração não fosse suficiente, a decisão da categoria não foi respeitada e há ações fraudulentas em relação ao contrato coletivo desses trabalhadores.
Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Automóvel Carta Internacional de Informação GM-Stellantis No. 22 - Outubro 2021 Da coordenação do grupo Stellantis/GM na IAC
Caros Colegas, Devido aos acontecimentos actuais, dirigimo-nos hoje a si com uma carta de informação internacional especial: Na quinta-feira, 30 de Setembro, o encerramento da fábrica Opel em Eisenach/Alemanha foi iniciado numa acção nocturna por Stellantis. Com a justificação oficial dos engarrafamentos de semicondutores, Stellantis anunciou o encerramento imediato da produção em Eisenach até ao final do ano.
Declaração de solidariedade aos trabalhadores da GM São Caetano do Sul
10 de outubro de 2021 Caros colegas da GM São Caetano do Sul, Da coordenação do grupo internacional para os trabalhadores da Stellantis e General Motors, enviamos nossa solidariedade para sua greve!
Moção de apoio aos trabalhadores da GM Brasil (planta de São Caetano do Sul) em greve por direitos
6 de outubro de 2021 Os metalúrgicos da GM em São Caetano do Sul, município de São Paulo, estão em greve por tempo indeterminado desde a última sexta-feira (1/10). A greve foi deflagrada em razão da tentativa da GM em adiar o reajuste salarial de 10,42% (referente à inflação do período) e reduzir os direitos dos trabalhadores.
Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Automóvel Carta Internacional de Informação General Motors / Stellantis No. 21 - setembro 2021
Caros Colegas! Nossa última carta de informação em março obteve uma resposta internacional muito boa, com feedback da Alemanha, Itália, Austrália, Marrocos, França, Polônia e México. Dois sites italianos a publicaram e foi distribuída no Brasil e no México. Na Austrália, foi impresso junto com um prefácio no qual os trabalhadores de automóveis demitidos contam como eles levaram sua riqueza de experiência na luta trabalhista para seus novos empregos.
Apelo para o Dia Internacional de Luta contra o Fascismo e a Guerra!
A competição pela influência e supremacia no mundo entre as principais potências imperialistas EUA, China, Rússia e UE está a aumentar claramente. Guerras por procuração como na Síria, Líbia, Ucrânia ou na zona do Sahel podem tornar-se num confronto militar directo das grandes potências imperialistas. O perigo de uma terceira guerra mundial está a aumentar dramaticamente. Muitas pessoas estão, justificadamente, preocupadas com isto. A vitória dos fascistas islâmicos talibãs no Afeganistão aumenta o sofrimento do povo. Enquanto muitos governos estão preocupados acima de tudo com que os refugiados não venham para os seus países. A 1 de Setembro de 1939 na Alemanha, o fascismo de Hitler desencadeou a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polónia, razão pela qual este dia se tornou um dia de luta contra o fascismo e a guerra:
3 de junho: brasileiros vão as ruas contra o genocídio e a corrupção do governo Bolsonaro
A construção de uma greve geral sanitária deve estar em pauta na unidade das organizações e centrais sindicais
Cartaz do Grupo de Coordenação Internacional no 1º de maio
Unidade internacional dos trabalhadores! Luta pela proteção da saúde, emprego e direitos democráticos!
Vamos à luta, no mundo inteiro neste 1º de Maio, Dia Internacional de Luta da classe trabalhadora e 28 de abril, Dia Internacional da Saúde e Segurança do Trabalho!
Carta Internacional de Informação GM-Stellantis No. 20 - março 2021
Caros Colegas, A fusão da PSA e da Fiat é agora oficial. O recém-criado mega-grupo Stellantis inclui 14 marcas, mais de 100 plantas de produção em mais de 30 países e mais de 400.000 funcionários. O CEO do Grupo Tavares disse que a fusão cria um "escudo para empregos" e que não haverá fechamento de fábricas como parte da fusão. Ele disse coisas semelhantes quando a PSA se fundiu com a Opel. Desde então, milhares de empregos foram destruídos na Opel. O anúncio de que a fusão deverá resultar em um "efeito de sinergia" anual de cinco bilhões de dólares não deixa dúvidas de que são esperados novos ataques a empregos, salários e condições de trabalho. Uma declaração de Stellantis disse que estava "totalmente focada na realização de todas as sinergias prometidas".
Declaração de solidariedade aos nossos colegas brasileiros da Ford
Caros colegas
Solidariedade Internacional - mais importante do que nunca para nosso futuro!
30. dezembro de 2020: Aos colegas da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis e aos sindicatos em Limeira e Campinas ou São Paulo ... Nós, colegas e sindicalistas da IG Metall, da fábrica da Mercedes-Benz em Stuttgart-Untertürkheim / Alemanha, ficamos sabendo através das notícias que a diretoria quer fechar a fábrica brasileira em Iracemápolis. Isto faz parte do programa mundial de horror do conselho da Daimler (em nome dos principais acionistas) para destruir 30.000 empregos em todo o grupo até 2025. Temos que lutar contra isso juntos.
Carta Internacional de Informação GM-PSA-FCA No. 19 - Dezembro 2020
Caros colegas e amigos! Na pandemia de Corona, em interacção com a crise económica e financeira mundial e a crise ambiental, nós trabalhadores do sector automóvel somos desafiados não só a defender os nossos empregos, mas também a desencadear a ofensiva dos trabalhadores contra a evolução direita dos governos e os excessos de todo o caos da crise dos sistemas capitalistas!
Libertação imediata dos líderes sindicais e jornalistas presos nas Filipinas! Free HR DAY7 !
16 de Dezembro de 2020: Às 2 da manhã da noite de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, 6 líderes e organizadores sindicais e uma jornalista dos meios de comunicação internacionais foram detidos em casa, em várias cidades das Filipinas. As suas casas foram revistadas pela polícia estatal e foram apresentadas alegadas evidências de várias armas de fogo e granadas. São agora acusados como um "bando criminoso". Dois deles, que foram detidos ilegalmente, são funcionários legítimos do sindicato KMU-NCR (Kilusang Mayo Uno - Região da Capital) e membros do Comité Executivo Regional, que foi recentemente reeleito a 29 de Novembro no 4º Congresso da KMU. Romina Raiselle Astudillo foi eleita como a nova Secretária-Geral Adjunta. Mark Ryan Cruz foi eleito para o Comité At-Large. Jaymie Gregorio é um organizador sindical da KMU-Manila; Joel Demate é um organizador sindical da Aliança Solidariedade do Trabalho pelos Direitos e Bem-Estar, Rodrigo Esparago é um organizador sindical da Aliança Solidariedade dos Trabalhadores da Cidade de Quezon, Dennise Velasco a organizadora da Defend Jobs Philippines, e Lady Ann Salem uma jornalista dos meios de comunicação internacionais.
Dia Internacional de Luta pelo Medio Ambiente 2020: O movimento dos trabalhadores e ecologista unidos contra a destruição do meio ambiente!
A pandemia do Coronavírus, que aprofundou a crise mundial económica e financeira, domina os eventos mundiais. Porém, isto não enfraqueceu a transição à catástrofe ambiental mundial. Antes pelo contrário, os níveis de CO2 na atmosfera continuam a subir e a desflorestação das florestas tropicais foi acelerada por, entre outros, o governo protofascista de Bolsonaro no Brasil. Devido ao desgelo das calotas na Antártida e na Gronelândia, prevê-se uma subida do mar em 1metro até 2100. Em Março formou-se no Ártico o maior Buraco do Ozono de sempre. A acumulação de lixo nos oceanos, a extinção de espécies e a bomba relógio das centrais nucleares são ainda outros factores. A nível mundial, milhões de pessoas são afectadas por cheias, incêndios florestais e secas catastróficas. A destruição dos meios de subsistência converteu-se num factor crucial para o aumento do movimento global de refugiados para mais de 80 milhões de pessoas.
Solidariedade para com os trabalhadores da Renault em Curitiba, Brasil
Nós, Comunistas da UMLP, manifestamos a nossa absoluta solidariedade para com a luta dos trabalhadores da empresa do sector automóvel Renault Brasil, contra os planos de destruição de 750 postos de trabalho onde, quase metade, são trabalhadores a necessitar de cuidados médicos!
Carta Solidária GM / Opel / PSA / FCA
(Decidido no 5º Conselho Internacional dos Trabalhadores do Automóvel em 2007 em Stuttgart, ampliado em 2009 em Hannover e 2012 em Munique, assim como 2015 em Sindelfingen e 2020 em Joanesburgo)
Ações do documento