Português

Carta Internacional de Informação GM-Stellantis No. 20 - março 2021

Caros Colegas, A fusão da PSA e da Fiat é agora oficial. O recém-criado mega-grupo Stellantis inclui 14 marcas, mais de 100 plantas de produção em mais de 30 países e mais de 400.000 funcionários. O CEO do Grupo Tavares disse que a fusão cria um "escudo para empregos" e que não haverá fechamento de fábricas como parte da fusão. Ele disse coisas semelhantes quando a PSA se fundiu com a Opel. Desde então, milhares de empregos foram destruídos na Opel. O anúncio de que a fusão deverá resultar em um "efeito de sinergia" anual de cinco bilhões de dólares não deixa dúvidas de que são esperados novos ataques a empregos, salários e condições de trabalho. Uma declaração de Stellantis disse que estava "totalmente focada na realização de todas as sinergias prometidas".

Solidariedade Internacional - mais importante do que nunca para nosso futuro!

30. dezembro de 2020: Aos colegas da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis e aos sindicatos em Limeira e Campinas ou São Paulo ... Nós, colegas e sindicalistas da IG Metall, da fábrica da Mercedes-Benz em Stuttgart-Untertürkheim / Alemanha, ficamos sabendo através das notícias que a diretoria quer fechar a fábrica brasileira em Iracemápolis. Isto faz parte do programa mundial de horror do conselho da Daimler (em nome dos principais acionistas) para destruir 30.000 empregos em todo o grupo até 2025. Temos que lutar contra isso juntos.

Carta Internacional de Informação GM-PSA-FCA No. 19 - Dezembro 2020

Caros colegas e amigos! Na pandemia de Corona, em interacção com a crise económica e financeira mundial e a crise ambiental, nós trabalhadores do sector automóvel somos desafiados não só a defender os nossos empregos, mas também a desencadear a ofensiva dos trabalhadores contra a evolução direita dos governos e os excessos de todo o caos da crise dos sistemas capitalistas!

Libertação imediata dos líderes sindicais e jornalistas presos nas Filipinas! Free HR DAY7 !

16 de Dezembro de 2020: Às 2 da manhã da noite de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, 6 líderes e organizadores sindicais e uma jornalista dos meios de comunicação internacionais foram detidos em casa, em várias cidades das Filipinas. As suas casas foram revistadas pela polícia estatal e foram apresentadas alegadas evidências de várias armas de fogo e granadas. São agora acusados como um "bando criminoso". Dois deles, que foram detidos ilegalmente, são funcionários legítimos do sindicato KMU-NCR (Kilusang Mayo Uno - Região da Capital) e membros do Comité Executivo Regional, que foi recentemente reeleito a 29 de Novembro no 4º Congresso da KMU. Romina Raiselle Astudillo foi eleita como a nova Secretária-Geral Adjunta. Mark Ryan Cruz foi eleito para o Comité At-Large. Jaymie Gregorio é um organizador sindical da KMU-Manila; Joel Demate é um organizador sindical da Aliança Solidariedade do Trabalho pelos Direitos e Bem-Estar, Rodrigo Esparago é um organizador sindical da Aliança Solidariedade dos Trabalhadores da Cidade de Quezon, Dennise Velasco a organizadora da Defend Jobs Philippines, e Lady Ann Salem uma jornalista dos meios de comunicação internacionais.

Dia Internacional de Luta pelo Medio Ambiente 2020: O movimento dos trabalhadores e ecologista unidos contra a destruição do meio ambiente!

A pandemia do Coronavírus, que aprofundou a crise mundial económica e financeira, domina os eventos mundiais. Porém, isto não enfraqueceu a transição à catástrofe ambiental mundial. Antes pelo contrário, os níveis de CO2 na atmosfera continuam a subir e a desflorestação das florestas tropicais foi acelerada por, entre outros, o governo protofascista de Bolsonaro no Brasil. Devido ao desgelo das calotas na Antártida e na Gronelândia, prevê-se uma subida do mar em 1metro até 2100. Em Março formou-se no Ártico o maior Buraco do Ozono de sempre. A acumulação de lixo nos oceanos, a extinção de espécies e a bomba relógio das centrais nucleares são ainda outros factores. A nível mundial, milhões de pessoas são afectadas por cheias, incêndios florestais e secas catastróficas. A destruição dos meios de subsistência converteu-se num factor crucial para o aumento do movimento global de refugiados para mais de 80 milhões de pessoas.

Carta Solidária GM / Opel / PSA / FCA

(Decidido no 5º Conselho Internacional dos Trabalhadores do Automóvel em 2007 em Stuttgart, ampliado em 2009 em Hannover e 2012 em Munique, assim como 2015 em Sindelfingen e 2020 em Joanesburgo)

Chamado do Grupo de Coordenação Internacional do ICOG pelo 28 de Abril, Dia Internacional da Saúde e Segurança no Trabalho, 1º de Maio de 2020

Caros colegas, Desde o início de Março, a situação a nível mundial alterou-se drasticamente devido à propagação do Covid-19. O número de pessoas infectadas e de vítimas mortais segue aumentando e não se vislumbra por enquanto um fim. O sistema de saúde, que está subjugado ao máximo lucro capitalista, carece de capacidades hospitalares, testes e equipamentos de proteção aos trabalhadores do setor. São particularmente afetadas as grandes cidades com milhões de habitantes, com as suas grandes regiões pobres, onde o risco de infecção é elevado e os cuidados de saúde são mínimos. Muitos não conseguem alimentar as suas famílias.

Informe desde o Brasil sobre a atual conjuntura em meio à pandemia do Covid-19

Informe de colegas de CSP Conlutas Brasil: Com o aprofundamento da crise econômica, os governos, os patrões e os empresários super ricos temem por não conseguirem garantir o lucro acima das vidas. Nós, enquanto representantes de organizações e entidades em defesa da classe trabalhadora, devemos barrar a tentativa de que o preço dessa crise caia nas costas das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Carta informação GM/PSA - 26.1.2020

Senhoras e senhores, Gostaria de informar sobre dois desenvolvimentos atuais pouco antes da Conferência Internacional dos Trabalhadores do Automóvel, como parte da cooperação do grupo internacional GM-PSA:

Solidariedade com os colegas da Mercedes Brasil

Caros colegas da Mercedes Brasil, somos colegas da Daimler Sindelfingen e lhe enviamos saudações solidárias e apoiá-lo na luta por suas demandas. Vamos praticar a solidariedade com você aqui na Alemanha e convidá-lo para a 2ª Conferência Internacional de Trabalhadores Automotivos em fevereiro de 2020 na África do Sul. Vamos fortalecer nossa gangue. Colegas de família Daimler Sindelfingen Porta-voz IAWC Sindelfingen/Alemanha Klaus-Jürgen Hampejs

Ações do documento