Português

Carta de Informação Internacional GM-Stellantis No. 24 - Agosto de 2024

Da Coordenação do Grupo Stellantis/GM na IAC: Prezados colegas, Os partidos fascistas e fascistoides obtiveram ganhos alarmantes nas eleições europeias de 2024. O "Rassemblement National" de Marine Le Pen venceu na França, o "Fratelli d'Italia" de Giorgia Meloni na Itália e o fascista "Freedom Party of Austria" (FPÖ) na Áustria. Na Alemanha, o partido fascista AfD recebeu 15,9% dos votos. Na Holanda, um partido fascista lidera o governo. Na Índia, o governo fascista de Modi pode continuar a governar apesar de perder votos. Nos EUA, o fascista Donald Trump pode vencer as eleições no outono. Os trabalhadores devem lutar contra a demagogia fascista se quiserem por um futuro melhor.

Sem qualquer aviso prévio, GM fecha fábricas na Colômbia e no Equador

30 de abril de 2024: Documentado a partir da página inicial da CSP Conlutas Brasil: Na Colômbia, trabalhadores informam que foram “expulsos” dos postos de trabalho e impedidos de entrar na fábrica sem qualquer aviso A General Motors informou, na última sexta-feira (26), o fechamento de suas fábricas na Colômbia e no Equador. Segundo informado pela empresa, a fábrica em Bogotá já teve seu processo de fechamento iniciado. No Equador, o plano é encerrar a produção na fábrica OBB até o final do próximo mês de agosto.

Juntos contra as guerras imperialistas e a destruição do ambiente, contra o desmantelamento dos direitos democráticos e a destruição dos empregos!

16 de Abril de 2024: edição corrigida: Convocatória do Grupo Internacional de Coordenação para o 28 de Abril e 1 de Maio de 2024: Caros colegas, O 1º de Maio é tradicionalmente o nosso dia internacional comum de luta! Vamos aproveitar este dia para representar activamente as nossas reivindicações nas fábricas e levá-las para as ruas. Reforcemos a unidade internacional dos trabalhadores em todos os países e empresas! Concentremo-nos também na visão de um mundo sem exploração e opressão.

Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Setor Automobilístico Carta de informação internacional GM-Stellantis No. 23 - Outubro de 2023 Da coordenação do grupo Stellantis/GM na IAC

Prezados colegas, É uma grande omissão de nossa parte como coordenação de grupo o fato de não termos emitido uma carta de informação internacional há algum tempo! Há mais de um ano e meio, está ocorrendo uma guerra na Ucrânia, que é injusta para ambos os lados e que está se intensificando em direção a uma terceira guerra mundial. O perigo de guerra também está se intensificando no leste da Ásia, no Cáucaso ou na África Ocidental. Uma catástrofe ambiental global também põe em risco a existência da humanidade. Nós, trabalhadores, juntamente com as pessoas que amam a paz em todo o mundo, precisamos acabar com os responsáveis no topo das corporações e dos governos!

Câmara dos Deputados convoca GM para explicar demissão de Mancha

CSP Conlutas 12 de Dezembro de 2022: Requerimento também pede explicações sobre desligamento do dirigente sindical Gilvan Landim A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou um requerimento que convoca a General Motors a explicar as demissões arbitrárias dos dirigentes sindicais Luiz Carlos Prates, o Mancha, e Gilvan Landim. O requerimento (125/2022) foi aprovado no dia 7.

Mancha - boa sorte em su lucha

22 de novembro de 2022: Cara Mancha, caros colegas, Em nome do ICOR (Coordenação Internacional dos Partidos e Organizações Revolucionárias), envio-lhes saudações de solidariedade e protesto contra a demissão arbitrária de Luiz Carlos Prates - "Mancha" - pela General Motors em 10 de novembro de 2022.

Nosso repúdio à demissão de Mancha, nosso membro do Grupo de Coordenação Internacional e militante sindicalista, pela GM Brasil

16 de novembro de 2022: Na quinta-feira, 10 de novembro de 2022, o sindicalista Luiz Carlos Prates, o Mancha, da GM Brasil, foi demitido da planta da GM de São José dos Campos, Sao Paulo, após 35 anos de trabalho. Mancha é um reconhecido líder sindical e trabalhador militante muito além das fronteiras da fábrica e do Brasil. Ele tem organizado trabalhadores da GM em São José dos Campos para melhores condições de trabalho e vida há décadas. Na linha de frente, Mancha lutou com sucesso contra uma possível reeleição do presidente fascista Bolsonaro. Mancha representa a solidariedade internacional dos trabalhadores, a luta comum dos colegas e sindicalistas da GM. Este dirigente organizou greves de solidariedade contra o fechamento da fábrica da Opel em Bochum.

No Brasil, trabalhadores derrotam Bolsonaro nas urnas

3 de novembro de 2022: Correspondência do Brasil: Agora, é hora de derrotar as ações golpistas, manter a independência de classe e preparar a luta por nossas exigências e contra qualquer ataque a nossos direitos! Neste domingo (30 de outubro), conseguimos impor uma importante derrota ao Bolsonaro (Partido Liberal/PL) e à ultra-direita no Brasil. Em uma das eleições mais disputadas e polarizadas de nossa história, Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores/PT) obteve 50,90% dos votos válidos, o equivalente a mais de 60 milhões de votos (60.345.999); contra 49,10%, ou um pouco mais de 58 milhões de votos, para Bolsonaro (58.206.354).

TRABALHADORES DO MUNDO UNIR-SE! ACTIVO CONTRA AS GUERRAS IMPERIALISTAS! PELA PAZ, EMPREGOS, SALÁRIOS MAIS ELEVADOS, PROTECÇÃO DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE!

Apelo do Grupo de Coordenação Internacional para 28 de Abril e 1 de Maio de 2022: 5 de Abril de 2022: Caros colegas, apelamos a todos os trabalhadores da industria automobilística, suas famílias e camaradas de luta: Fora no Dia de Maio, o Dia Internacional da Luta da Classe Trabalhadora! Mostremos este ano em todos os países com poderosas manifestações e greves que condenamos resolutamente as guerras imperialistas e trabalhamos activamente em prol da paz mundial.

Declaração do ICOG sobre a agressão imperialista na Ucrânia e a ameaça de guerra mundial

28 de fevereiro de 2022: Pensamos no sofrimento de milhões de pessoas na Ucrânia. A nossa empatia vai para eles. Estamos ao lado dos nossos colegas na Ucrânia e na Rússia. Em particular, somos solidários com os corajosos ativistas da paz na Rússia e com a resistência do povo ucraniano, erguendo-se contra a ocupação. Saudamos os participantes destes países, que estiveram na nossa 2ª Conferência Internacional dos Trabalhadores do Setor Automotivo de 2020. A Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Setor Automotivo condena o ataque imperialista da Rússia à Ucrânia. Parem imediatamente os bombardeios! Tropas russas fora da Ucrânia!

Moção em Solidariedade aos Metalúrgicos da GM na fábrica de Silao, México

30 de janeiro de 2022: Um caso de violação dos direitos trabalhistas dos metalúrgicos na fábrica da GM (General Motors) em Silao, Guanajuato, México, tem sido emblemático e recebido a solidariedade de trabalhadores de todo o mundo. Como se a situação de precariedade e exploração não fosse suficiente, a decisão da categoria não foi respeitada e há ações fraudulentas em relação ao contrato coletivo desses trabalhadores.

Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Automóvel Carta Internacional de Informação GM-Stellantis No. 22 - Outubro 2021 Da coordenação do grupo Stellantis/GM na IAC

Caros Colegas, Devido aos acontecimentos actuais, dirigimo-nos hoje a si com uma carta de informação internacional especial: Na quinta-feira, 30 de Setembro, o encerramento da fábrica Opel em Eisenach/Alemanha foi iniciado numa acção nocturna por Stellantis. Com a justificação oficial dos engarrafamentos de semicondutores, Stellantis anunciou o encerramento imediato da produção em Eisenach até ao final do ano.

Coordenação Internacional dos Trabalhadores do Automóvel Carta Internacional de Informação General Motors / Stellantis No. 21 - setembro 2021

Caros Colegas! Nossa última carta de informação em março obteve uma resposta internacional muito boa, com feedback da Alemanha, Itália, Austrália, Marrocos, França, Polônia e México. Dois sites italianos a publicaram e foi distribuída no Brasil e no México. Na Austrália, foi impresso junto com um prefácio no qual os trabalhadores de automóveis demitidos contam como eles levaram sua riqueza de experiência na luta trabalhista para seus novos empregos.

Apelo para o Dia Internacional de Luta contra o Fascismo e a Guerra!

A competição pela influência e supremacia no mundo entre as principais potências imperialistas EUA, China, Rússia e UE está a aumentar claramente. Guerras por procuração como na Síria, Líbia, Ucrânia ou na zona do Sahel podem tornar-se num confronto militar directo das grandes potências imperialistas. O perigo de uma terceira guerra mundial está a aumentar dramaticamente. Muitas pessoas estão, justificadamente, preocupadas com isto. A vitória dos fascistas islâmicos talibãs no Afeganistão aumenta o sofrimento do povo. Enquanto muitos governos estão preocupados acima de tudo com que os refugiados não venham para os seus países. A 1 de Setembro de 1939 na Alemanha, o fascismo de Hitler desencadeou a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polónia, razão pela qual este dia se tornou um dia de luta contra o fascismo e a guerra:

Carta Internacional de Informação GM-Stellantis No. 20 - março 2021

Caros Colegas, A fusão da PSA e da Fiat é agora oficial. O recém-criado mega-grupo Stellantis inclui 14 marcas, mais de 100 plantas de produção em mais de 30 países e mais de 400.000 funcionários. O CEO do Grupo Tavares disse que a fusão cria um "escudo para empregos" e que não haverá fechamento de fábricas como parte da fusão. Ele disse coisas semelhantes quando a PSA se fundiu com a Opel. Desde então, milhares de empregos foram destruídos na Opel. O anúncio de que a fusão deverá resultar em um "efeito de sinergia" anual de cinco bilhões de dólares não deixa dúvidas de que são esperados novos ataques a empregos, salários e condições de trabalho. Uma declaração de Stellantis disse que estava "totalmente focada na realização de todas as sinergias prometidas".

Solidariedade Internacional - mais importante do que nunca para nosso futuro!

30. dezembro de 2020: Aos colegas da fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis e aos sindicatos em Limeira e Campinas ou São Paulo ... Nós, colegas e sindicalistas da IG Metall, da fábrica da Mercedes-Benz em Stuttgart-Untertürkheim / Alemanha, ficamos sabendo através das notícias que a diretoria quer fechar a fábrica brasileira em Iracemápolis. Isto faz parte do programa mundial de horror do conselho da Daimler (em nome dos principais acionistas) para destruir 30.000 empregos em todo o grupo até 2025. Temos que lutar contra isso juntos.

Carta Internacional de Informação GM-PSA-FCA No. 19 - Dezembro 2020

Caros colegas e amigos! Na pandemia de Corona, em interacção com a crise económica e financeira mundial e a crise ambiental, nós trabalhadores do sector automóvel somos desafiados não só a defender os nossos empregos, mas também a desencadear a ofensiva dos trabalhadores contra a evolução direita dos governos e os excessos de todo o caos da crise dos sistemas capitalistas!

Libertação imediata dos líderes sindicais e jornalistas presos nas Filipinas! Free HR DAY7 !

16 de Dezembro de 2020: Às 2 da manhã da noite de 10 de Dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, 6 líderes e organizadores sindicais e uma jornalista dos meios de comunicação internacionais foram detidos em casa, em várias cidades das Filipinas. As suas casas foram revistadas pela polícia estatal e foram apresentadas alegadas evidências de várias armas de fogo e granadas. São agora acusados como um "bando criminoso". Dois deles, que foram detidos ilegalmente, são funcionários legítimos do sindicato KMU-NCR (Kilusang Mayo Uno - Região da Capital) e membros do Comité Executivo Regional, que foi recentemente reeleito a 29 de Novembro no 4º Congresso da KMU. Romina Raiselle Astudillo foi eleita como a nova Secretária-Geral Adjunta. Mark Ryan Cruz foi eleito para o Comité At-Large. Jaymie Gregorio é um organizador sindical da KMU-Manila; Joel Demate é um organizador sindical da Aliança Solidariedade do Trabalho pelos Direitos e Bem-Estar, Rodrigo Esparago é um organizador sindical da Aliança Solidariedade dos Trabalhadores da Cidade de Quezon, Dennise Velasco a organizadora da Defend Jobs Philippines, e Lady Ann Salem uma jornalista dos meios de comunicação internacionais.

Dia Internacional de Luta pelo Medio Ambiente 2020: O movimento dos trabalhadores e ecologista unidos contra a destruição do meio ambiente!

A pandemia do Coronavírus, que aprofundou a crise mundial económica e financeira, domina os eventos mundiais. Porém, isto não enfraqueceu a transição à catástrofe ambiental mundial. Antes pelo contrário, os níveis de CO2 na atmosfera continuam a subir e a desflorestação das florestas tropicais foi acelerada por, entre outros, o governo protofascista de Bolsonaro no Brasil. Devido ao desgelo das calotas na Antártida e na Gronelândia, prevê-se uma subida do mar em 1metro até 2100. Em Março formou-se no Ártico o maior Buraco do Ozono de sempre. A acumulação de lixo nos oceanos, a extinção de espécies e a bomba relógio das centrais nucleares são ainda outros factores. A nível mundial, milhões de pessoas são afectadas por cheias, incêndios florestais e secas catastróficas. A destruição dos meios de subsistência converteu-se num factor crucial para o aumento do movimento global de refugiados para mais de 80 milhões de pessoas.

Carta Solidária GM / Opel / PSA / FCA

(Decidido no 5º Conselho Internacional dos Trabalhadores do Automóvel em 2007 em Stuttgart, ampliado em 2009 em Hannover e 2012 em Munique, assim como 2015 em Sindelfingen e 2020 em Joanesburgo)

Ações do documento